SBAM | Retrospectiva da Saúde no Ano de 2022

Dra. Albertina Cunha | 19 Jan 2023

RETROSPECTIVA DA SAÚDE NO ANO DE 2022
 

O ano de 2022 foi excepcionalmente impactante para o Setor da Saúde e neste ano atípico, podemos dizer que vivemos num mundo em transição, no qual as inovações tecnológicas, sociais e até econômicas ocorrem em velocidade sem precedentes. 
Presenciamos grandes movimentações no mercado,  a promulgação de muitas leis, as pesquisas e os  avanços tecnológicos.
De forma breve, podemos destacar alguns acontecimentos:

✅No Brasil, segundo a Agência de Saúde Suplementar-ANS,  o Setor encerra o ano com 50,2 milhões de beneficiários em planos de assistência médica.
“O ano de 2022 foi marcado por desafios, incertezas, mas também trouxe esperança e aprendizado com o fim da emergência em saúde no mundo todo.”

✅Em 2022, fomos surpreendidos por diversas e impactantes 
mudanças regulatórias e  o Rol de coberturas obrigatórias foi uma das principais pautas da saúde suplementar do ano, trazendo muitas discussões desafiadoras em toda sociedade, principalmente na luta pela classificação como EXEMPLIFICATIVO ou TAXATIVO.
Ainda sobre as coberturas assistências, assistimos o crescimento das discussões e influências da população brasileira, das várias sociedades de especialidades e associações sobre todos os agentes que executam a regulação no país. A partir deste lá movimentos, em 2022, foram feitas 15 atualizações, através das quais foram incluídos, dentre procedimentos, medicamentos, indicações ou ampliações de uso, um total de 49 itens.

✅Em fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro tratamento de câncer com células CAR-T no Brasil, considerada a mais avançada terapia gênica disponível no mercado, que chegou ao país, incialmente com foco no tratamento de leucemia linfoblástica aguda de células B e linfoma difuso de grandes células B, quando recidivados e refratários. 
Neste  campo, o Brasil já conta com parcerias promissoras entre institutos e universidades brasileiras, que vêm desenvolvendo pesquisa para ter um CAR-T nacional, que seja mais acessível.

✅O ZOLGENSMA e o HEMGENIX também foram incorporados pelo SUS, trazendo a discussão para a cobertura pela Saúde Suplementar também.

✅O Canabidiol teve sua prescrição endossada pela atualização do CFM, da resolução sobre o tratamento de epilepsias refratárias às terapias convencionais, porém, após muita pressão, a norma foi suspensa e será novamente avaliada em 2023.

✅Para o Câncer de mama, o Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO) de 2022 apresentou uma nova classificação para um subtipo de câncer de mama triplo negativo. Ficou demonstrado que alguns tumores não são nem positivos nem negativos para a proteína HER2, mas que contêm uma carga baixa dessa proteína, sendo considerados HER2 low. Dessa forma, já é possível testar novas terapias para essa categoria e aumentar o número de pacientes elegíveis. Isto ocorreu com o conjugado anticorpo monoclonal  e o agente citotóxico - TRASTUZUMAB  DERUXTECAN, que mostrou efetividade para esses casos. O FDA já autorizou a nova indicação.

✅ O Food and Drug Administration (FDA) aprovou em novembro , o TEPLIZUMAB-MZWV, a primeira droga  para retardar a progressão do Diabetes tipo 1, destinado a crianças e adultos com o estágio 2 da doença, para retardar  o início do estágio 3 em cerca de 2 anos, quando a doença se instala de forma sintomática e aumenta o risco para complicações. Houve também avanços para pacientes com diabetes tipo 2, com o TIRZEPATIDA, uma nova droga capaz de reduzir a glicemia,  tornando-se uma alternativa eficaz para o controle da doença.
Essa mesma droga vem sendo estudada para o tratamento da Obesidade.

✅ A legislação da saúde  e o SUS  passaram por várias mudanças e recomendações de avaliação de tecnologias, aprovações de medicamentos e interferências com as especulações sobre o novo governo.

✅ A  Telemedicina foi impulsionada pela Covid-19 no Brasil, deixando de ter um caráter excepcional e passando a ser parte definitiva dos sistemas de saúde. Ela foi  ampliada  para outras especialidades, com a construção da Telessaúde, a qual foi regulamentada pelo   Ministério da Saúde  e Conselho Federal de Medicina.

✅A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) teve suas atividades muito discutidas em 2022,  pois as leis e portarias aprovadas pelo Legislativo e Executivo  cobraram mais transparência sobre os critérios utilizados na Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS).


✅O piso salarial para a enfermagem é parte impactante em toda cadeia de atendimento, pois ainda há muitos pontos em aberto que devem ser estudados com mais profundidade na pauta para 2023.

✅ O movimento das  startups  mostrou que algumas como a   Sami, Bloom e Alinea Health têm conseguido demonstrar crescimento constante  e mostrar o seu potencial no setor.

✅As movimentações de mercado tiveram grande impacto na transformação do  setor da saúde,  quando assistimos   fusões e aquisições de diferentes empresas, que deverão seguir ocorrendo em 2023, na busca de economia de escala. 
Alguns destaques de 2022 são:
# Após muito desafios, a 
Rede D’Or conseguiu concluir a aquisição da SulAmerica
# O movimento do grupo FLEURY , foi muito impactante. A  criação de joint venture de oncologia com a Bradesco e a Beneficência Portuguesa, a aquisição 
do Laboratório Hermes Pardini, e o investimento de suas ações  no  público C e D, consolida o Grupo como grande player do mercado de saúde.
# O Hospital Israelita Albert Einstein fortaleceu ainda mais a sua imagem e estrutura, ao inaugurar o Centro de Ensino e Pesquisa e anunciar  a construção de um Centro Avançado de Oncologia e Hematologia, previsto para 2025. 
# A joint venture da Oncoclínicas para serviços oncológicos, em parceria  com a Porto Seguro e  com o Sistema  Unimed, propondo a criação de joint ventures em locais onde a Oncoclínicas ainda não esteja presente no território nacional.


✅ A ciência deu grandes saltos, com  descobertas e avanços em 2022, através de estudos promissores para tratamento de doenças que ainda não possuem medicamentos e outras cujos tratamentos tiveram grandes melhorias.

✅Foram anunciados avanços  no tratamento de Alzheimer, com a droga LECANEMAB, a qual mostrou  resultados na redução do declínio cognitivo e de função em pacientes com a doença.
O estudo clínico realizado com 1800 pacientes em estágio inicial da doença,  no qual foram acompanhados por 18 meses, mostrou uma redução em 27% , quando comparado com aqueles que receberam placebo, melhorando as expectativas da população acometida.

✅No início de dezembro, foram anunciados os resultados promissores de uma vacina para o tratamento de câncer de pele (melanoma), com estágios III e IV, com redução de 44% do número de recidivas e mortes em pacientes com a doença. A próxima e última fase da pesquisa, antes da vacina estar disponível, deve ocorrer ainda em 2023.

✅Para a evolução dos transplantes, em janeiro, um paciente americano de 57 anos, com doença cardíaca terminal, recebeu o primeiro transplante de um coração de porco, considerado bem sucedido, pois sobreviveu cerca de 2 meses com o órgão. 
A expectativa é que rins, pele e córneas também sejam aproveitados de suínos produzidos em ambientes controlados, contribuindo para a evolução da área de xenotransplantes.

✅Em 2022, também fomos impactados pelo surgimento de novos eventos epidemiológicos, reforçando o desafio constante para todos os setores, no investimento em  ações que pudessem coibir a propagação, aumentar os cuidados dos novos surtos de doenças e melhorar a gestão preventiva.

✅Uma Hepatite indefinida acometeu crianças de todo o mundo, acarretando internações com quadros de hepatite sem causa aparente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram contabilizados até outubro de 2022, 1.010 casos prováveis e 22 mortes. Diversas hipóteses foram levantadas pelos cientistas, como uma correlação com o coronavírus e infecção por adenovírus, mais comum em crianças. Com alto grau de hospitalização, a chamada “hepatite misteriosa” chamou atenção das autoridades, mas ainda não se sabe a causa exata da doença.

✅A Dengue voltou a ter números expressivos em 2022, com 1,4 milhão de casos prováveis e 980 mortes confirmadas até 10 de dezembro de 2022, equiparando ao cenário de 2015, que foi um dos piores da última década.
Não está muito claro se a explicação para a diminuição em 2020 e 2021 foi devido ao isolamento social, à menor procura da população por assistência médica ou se pela Dengue ser uma doença que tenha anos de alta e de baixa prevalência.

✅Assistimos  a volta da Poliomielite em países que  há décadas já haviam erradicado a  doença. Embora ainda sem impacto relevante no Brasil, existe a situação de fragilidade pela baixa de cobertura vacinal, com  68,79% do público-alvo imunizado, abaixo da meta de 95%, com também para outras vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), com apenas 60,56% da população  imunizada.


✅Em 2022, presenciamos o maior controle da Covid-19 pelo mundo, investindo em  fortes campanhas de vacinação e a aprovação de imunizantes para o público infantil, assim como a melhoria dos tratamentos das fases iniciais da doença, com redução da necessidade de hospitalização e mortes. Mas ainda há o desafio para o avanço nos tratamentos para a chamada Covid longa.


✅ A Saúde Global continuou enfrentando grandes dificuldades em 2022. Com o surgimento de novas e o reaparecimento de velhas doenças, assim como novos surtos e epidemias, países precisaram se adaptar para enfrentar simultaneamente outras ameaças, como a Monkeypox  (surto de varíola dos macacos), que foi a mais alarmante delas.
Portanto, ainda estamos expostos ao constante risco de sofrermos com novas infecções, devido aos baixos índices de vacinação e o fluxo de viajantes por todo o mundo. Além disto, o mundo sofre com uma explosão de doenças crônicas, envelhecimento da população e a falta de preparo e de políticas específicas para a saúde mental.

✅ Além de todos estes movimentos, permanecemos com o grande desafio acarretado pelo envelhecimento da população, demandando melhorias na linha de cuidados para idosos, saúde mental e nas possibilidades dos cuidados paliativos em tempo e tecnologias adequadas, assim como a linha de continuidade da atenção em instituições de longa permanência e atenção domiciliar.

A partir deste contexto, em 2023, todos os players precisarão intensificar os estudos e pesquisas, discussões e planejamento, como  financiamento de recursos em toda cadeia do provimento de saúde, investimentos tecnológicos, imunizações constantes,  atenção para doenças raras, pisos salariais dos profissionais de saúde e também as mudanças políticas, que certamente impactarão nos planejamentos.
Em todos estes cenários globais , fica evidente o papel imprescindível da Auditoria em todas as discussões da saúde e a necessidade da capacitação continua, para transitar melhor como agente transformador na cadeia de eventos e na experiência do paciente.

Em 2023, a SBAM conta com a interação de todos os associados na longa jornada para o crescimento e reconhecimento das atividades de Auditoria em Saúde.
Unidos seremos sempre mais fortes!

Dra. Albertina Cunha
Diretora Científica da SBAM

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.