História


Quem somos:

A Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM) é uma associação civil, sem fins econômicos, fundada em 16 de agosto de 2021, por tempo indeterminado, com sede e foro na Cidade de Goiânia, Goiás.

Apresentação:

A prestação de serviços de saúde é um universo multifacetado, com tecnologias exponenciais e um grande número de players que necessitam encontrar o caminho da congruência de valores e responsabilidades. Neste interstício, encontra-se a Auditoria em Saúde, atividade ampla, de vastas ferramentas que podem subsidiar a gestão, o planejamento, a oferta, monitoramento e os vários tipos de análise de serviços, de prestadores e as linhas de cuidados dos beneficiários/clientes destes serviços

Auditoria em Saúde tem como objetivo maior, melhorar a qualidade do atendimento ao paciente e no atual contexto mundial, o aumento de produtividade não vem só do trabalho, mas da capacidade de equipar o trabalhador com novas habilidades baseadas em conhecimentos novos. A administração do capital intelectual e o aprendizado em todas as atividades transformaram-se em fatores-chaves na geração do valor em todos os tipos de serviços

Diante do exposto, é necessário que se organize uma entidade que reúna os médicos que exerçam as atividades de Gestão e Auditoria, promova a defesa dos interesses das áreas afins, fomentando o bom exercício profissional, a educação continuada e a garantia das boas condições de trabalho. 

 

Histórico de organização:

Diante da complexidade das atividades de Auditoria em Saúde  e em meio aos vários trabalhos executados no Brasil, em outubro de 2005, na cidade de Curitiba, um grupo de médicos destacados liderados por Dr. Roberto Tebet, criou a Associação Brasileira de Auditoria Médica (ABAM), com o objetivo de reunir os médicos que exercem as atividades de Auditoria em Saúde no Brasil, organizar, fomentar o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da Auditoria Médica, com alinhamento de normas de conduta profissional com o Código de Ética Médica e as Resoluções do Conselho Federal de Medicina, assim como a legislação de saúde vigente no Brasil.

Durante anos, este grupo trabalhou intensamente, mas por vários motivos e dificultadores enfrentados, o projeto da ABAM tornou-se inativo.

Em agosto de 2020, um novo grupo de médicos reuniu-se com o propósito de resgatar o projeto, fortalecer a classe, buscar o reconhecimento das atividades pertinentes pelo Conselho Federal de Medicina e criar a SOCIEDADE BRASILEIRA DE AUDITORIA MÉDICA (SBAM).

Em 16 de agosto de 2021, foi realizada assembleia com os antigos participantes e sua Diretoria, quando foi eleita a nova Diretoria da então SBAM, cuja missão é organizar uma entidade que reúna os médicos que exerçam as atividades de Gestão e Auditoria, promova a defesa dos interesses das áreas afins, fomentando o bom exercício profissional, a educação continuada e a garantia das boas condições de trabalho.

O resgate e fortalecimento dos projetos da associação dos médicos auditores e a criação da SOCIEDADE BRASILEIRA DE AUDITORIA MÉDICA (SBAM) configuram a oportunidade de concretizar os vários projetos dos profissionais envolvidos, assim como garante o alinhamento de condutas e otimiza todas as atividades fundamentais para a oferta de serviços com qualidade e a sustentabilidade necessária para a manutenção da assistência à saúde no país.

 

Competências da SBAM:

  • Reunir os médicos interessados em fomentar o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da Auditoria Médica;
  • Estabelecer vínculo federativo com as demais Associações e Sociedades Estaduais de Médicos Auditores;
  • Propor normas de conduta profissional em Auditoria Médica no Brasil, alinhadas com o Código de Ética Médica e as Resoluções do Conselho Federal de Medicina;
  • Representar os interesses científicos e profissionais de seus associados perante os poderes constituídos, zelando pelo bom nome da atividade de Médico Auditor;
  • Estabelecer parceria com as instituições que oferecem treinamento em Auditoria Médica;
  • Estabelecimento e aplicação do Título de Especialista em Auditoria Médica;
  • Fomentar a educação continuada da Auditoria Médica;
  • Organizar, apoiar e/ou patrocinar eventos de Auditoria Médica em âmbito nacional;
  • Publicar, divulgar e estimular a publicação de artigos, textos, revistas e livros de interesse da Auditoria Médica;
  • Fomentar o reconhecimento da área específica de atuação pelo Conselho Federal de Medicina;
  • Propor a criação de uma Câmara Técnica de Auditoria Médica junto ao Conselho Federal de Medicina e suas respectivas regionais estaduais.

A SBAM atuará como entidade representante dos médicos auditores, contando com:

  • Associados
  • Educação Continuada
  • Produção Científica
  • Congressos e Eventos

 

Missão:

Ampliar e difundir o conhecimento em Saúde, representar e promover o desenvolvimento da atividade do médico auditor, realizar ações em prol da qualidade, segurança e sustentabilidade dos sistemas de saúde do Brasil. 

Visão:

Ser referência de qualidade em associativismo médico e científico nas atividades de auditoria em Saúde, em âmbito nacional.

Valores:

Conhecimento, ética, valorização profissional, integração, inovação, atualização, educação continuada.

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.