ATS - Avaliação de Tecnologias em Saúde (Parte 2)

Conceitos dos Aspectos Avaliados

SBAM | 14 Jun 2023

🔒Segurança: Quando resultados esperados do uso das tecnologias excedem prováveis riscos.
🎯Acurácia: Grau em que o teste diagnóstico representa o valor verdadeiro do efeito medido.
💪Eficácia: Medida do resultado da intervenção em situações com todas as condições controladas (laboratoriais, in-vitro).
🌟Efetividade: Medida do resultado da intervenção em situações reais, não controladas.
💰Eficiência: Refere-se à relação entre custos decorrentes do cuidado (incluídos não apenas custos monetários, mas desconforto, dor, absenteísmo, incapacidades, estigmas sociais) e os benefícios advindos do mesmo.
💼Avaliação Econômica em Saúde: Análise comparativa de diferentes tecnologias, referentes aos seus custos e efeitos à saúde.
⌛️Custo de Oportunidade em Saúde: É o valor da alternativa não concretizada em consequência da utilização de recursos escassos em um produto ou serviço. Se o dinheiro é gasto para fornecer tal tecnologia, não estará disponível para o uso em algum outro aspecto da saúde.
💲Custo-efetividade: Relaciona a efetividade das tecnologias em saúde (ex: nº vidas salvas ou nº dias livre de doença) com seus custos.
🌍Equidade e Universalidade de Acesso: Avalia a viabilidade no território nacional de garantir acesso a todos que necessitarem, em condições equânimes, adequadas e seguras de uso.

No SUS, a CONITEC estabeleceu em novembro/2022 os limiares de custo-efetividade utilizados para a inclusão de tratamentos na saúde pública.

Nesta terça dia 13/06, durante a 17ª Reunião do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE), a ANS anunciou que irá realizar um seminário no dia 09/08 no RJ (local a definir) para discutir e definir os parâmetros utilizados para a avaliação econômica de medicamentos, procedimentos e eventos incluídos no rol dos planos de saúde.

Acompanhem nossas redes para saber maiores informações sobre o evento!

Fonte: Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde/MS
COSAUDE/ANS

Acesse nosso site: www.sbam.org.br 🌐
.
.
.
#sbam #auditoriamedica #auditoria #medicina #medico #auditormedico #auditoriaequalidade #auditoriaemsaude #areadeatuacaomedica
#consultoriamedica
#TodosPorTodos
#SBAM2023

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.