Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) - Conceitos Importantes

SBAM | 21 Jun 2023

🔬 As evidências em saúde são construídas a partir de pesquisas científicas que procuram a verdade sobre etiologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico para condição clínica. A impossibilidade de avaliar a totalidade da população implica na escolha de uma amostra representativa e na transposição dos resultados encontrados para a totalidade da população (inferência amostral).

✅ Para que os resultados de um estudo possam ser generalizados (validade externa), um dos requisitos fundamentais é o rigor metodológico em sua condução (validade interna).

🌎 Validade externa: Validade externa diz respeito ao grau de aplicabilidade/generalização dos resultados de um estudo para outros contextos.

📊 Validade interna: Validade interna define o potencial da pesquisa de representar a relação verdadeiramente causal entre a intervenção e o efeito pesquisado no estudo. Avalia-se o rigor metodológico em 3 estágios do estudo: na seleção dos participantes, na coleta de informações e na análise dos resultados.

🚫 Viés: Qualquer processo que tende a produzir resultados e conclusões que diferem da verdade. Seu efeito é o de distorcer a estimativa de uma variável. Intervalo de confiança: É a margem de erro em torno de uma estatística. Quanto mais estreito for o intervalo de confiança, maior é a certeza quanto ao resultado apresentado.

🔍 Estudos primários: Estudos em que o pesquisador coleta os dados diretamente da fonte. Os estudos primários são divididos em estudos observacionais descritivos (relatos de casos e séries), estudos observacionais analíticos (estudos transversais, caso-controle e coorte prospectivo ou retrospectivo) e estudos experimentais/intervencionais.

📚 Estudos secundários: Estudos que sintetizam informações de estudos primários. Incluem as revisões narrativas, revisões sistemáticas com e sem metanálise.

📖 Os profissionais da saúde devem saber pesquisar e analisar criticamente diferentes estudos e dados científicos para embasar suas condutas em evidências confiáveis.

Fonte: MS 📚🧬

Acesse nosso site: www.sbam.org.br 🌐
.
.
.
#sbam #auditoriamedica #auditoria #medicina #medico #auditormedico #auditoriaequalidade #auditoriaemsaude #areadeatuacaomedica
#consultoriamedica
#TodosPorTodos
#SBAM2023

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.