Desafios da Auditoria Médica para 2023 | Dr. Marlus Volney de Morais

Dr. Marlus Volney de Morais | 17 Feb 2023

DESAFIOS DA AUDITORIA MÉDICA PARA 2023 +

 

Após vivermos o ano de 2022, atípico e com impactos inusitados para o Setor da Saúde, podemos dizer que vivemos um período de transição, assinalado por insegurança jurídica, inovações tecnológicas incorporadas com criticidade técnica questionável, transformações sociais e até econômicas agudas, em velocidade sem precedentes, devemos refletir sobre as expectativas para 2023.

 

Toda organização de saúde tem compromisso com boas práticas e entregas eficientes e efetivas e não se pode obter bons resultados na saúde sem um acompanhamento eficaz dos profissionais, das organizações e dos sistemas que atendem a necessidade da população quanto à assistência.

 

Também não é possível a sobrevivência segura em um cenário de recursos estruturais, humanos e financeiros escassos, fazendo com que os sistemas de saúde precisem racionalizar custos.

 

A nossa recém-criada Sociedade Brasileira de Auditora Médica – SBAM – surgiu como uma fênix sucedendo a ABAM – Associação Brasileira de Auditoria Médica por anseio de uma grande maioria de auditores médicos pelo país, que sentiram e sentem as dificuldades para exercer o papel de auditor médico no atual contexto dos sistemas de saúde brasileiros.

 

Não há menor dúvida, pelo menos entre os auditores médicos, que a oficialização da Auditoria Médica como área de atuação junto ao CFM é hoje, nosso maior desafio e nossa maior esperança.

 

Está madura a Resolução do Conselho Federal de Medicina que nos conferirá a distinção de sermos reconhecidos pelo saber que conjuga a Medicina das boas práticas com a Gestão eficiente dos Sistemas de Saúde.

 

Entendemos que tal desafio desencadeia a necessidade de uma verdadeira construção conhecimento e certificação da área de atuação, não só pelo título que cada colega auditor poderá ostentar, mas representa sem dúvida alguma, a responsabilidade de formar novos profissionais capacitados e conscientes da importância da sua atividade e da aplicação do seu conhecimento em prol do melhor serviço de saúde possível.

 

Portanto, a disseminação do conhecimento, o treinamento nas práticas da auditoria e sobretudo a atuação ética, isenta, construtiva e responsável é a grande tarefa a ser desenvolvida pela SBAM, para sua consolidação e reconhecimento dos seus pares, das entidades médicas e do setor saúde de forma geral.

 

A auditoria médica tem e terá, especialmente em 2023, a grande missão de descortinar, com o olhar crítico e responsável do auditor, as grandes dificuldades que levam os nossos sistemas de saúde a possibilitar a ocorrência de desperdícios e fraudes;  o grande papel do auditor será o de buscar dados e observações, analisar eventos e suas consequências, para incorporar  nos sistemas de saúde, de gestão pública e privada, o conhecimento e a organização administrativa que proporcionará aos pacientes, atendimento exemplar,  solucionando efetivamente, a necessidade que cada um desses pacientes busca, nos contatos com o sistema de saúde .  

 

Temas como sustentabilidade das organizações de saúde, capacitação e melhoria de desempenho dos profissionais médicos e demais profissionais da saúde, devem ser o Norte.

 

Dentro essas linhas, vamos discutir a racionalização do custeio do financiamento da saúde, a absorção de novos conhecimentos e tecnologia para tratamento de doenças frequentes, mas também para doenças raras, incorporação de novas sistemáticas de tratamento dos transtornos do espectro autista e as terapias celulares.

 

O auditor gera grande parte do fundamental apoio para a gestão, com informações e análises técnicas que possibilitam entender por que o mercado da saúde tem sofrido tantas alterações, com aquisições, fusões e até fechamento de operadoras.

 

Para esses grandes desafios, a SBAM já possui o que é mais necessário: profissionais com elevado grau de conhecimento e de espírito coletivo, que não deixam de se aperfeiçoar e de buscar discutir, para emitir pareceres técnicos e fundamentados, enxergar a assistência segura e oportuna, como um fim maior para todos os profissionais que amam a profissão e tem o paciente como centro do cuidado.

 

MARLUS VOLNEY DE MORAIS
CRM PR 6111
DIRETOR 1º. TESOUREIRO SBAM

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.