SIM - Sistema de Informações de Mortalidade

SBAM | 05 Apr 2022

✅Foi implementado gradualmente desde 1994 pelo Ministério da Saúde em todas as unidades da federação e tem por objetivo obter regularmente dados sobre mortalidade no País.

A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública.

Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área.

A abrangência geográfica é nacional, com detalhamento no nível estadual e municipal.

A Declaração de Óbito (DO) é padronizada e é distribuída, em três vias, para todo o país pelo MS.

O documento deve ser preenchido pelo médico que atendeu, ou, na sua ausência, por duas pessoas qualificadas que tenham presenciado ou verificado a morte.

As DO’s são coletadas pela Secretaria de Saúde do Município ou do Estado no Estabelecimento de Saúde e os dados são inseridos no sistema.

Instituição Responsável:
🔹Ministério da Saúde (MS)
🔹Secretaria de Vigilância à Saúde (SVS)

Conhecer os sistemas que integram o SUS nos propicia conhecer como uma base integrada de dados permite um gerenciamento populacional mais efetivo.

Em termos de auditoria, conhecer a população assistida e as causas de mortalidade favorece o dimensionamento dos recursos destinados à assistência a saúde e nos faz conhecer os agravos mais prevalentes que afetam a saúde da população subsidiando ativamente a gestão em saúde pública.

✍🏼Fonte: MS/IBGE
.
.
.
#sbam #auditoriamedica #vaidarcerto #auditoria #medicina #medico #auditormedico #auditoriaequalidade #auditoriaemsaude #gestaohospitalar #consultoriamedica #medicoauditor #gestaoemsaude #associe

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.