A OMS estima que 1 em cada 8 pessoas no mundo vive com algum transtorno mental — somando mais de 970 milhões indivíduos.
No Brasil, 10% da população já recebeu diagnóstico de depressão, e até 45% terão sintomas clínicos ao longo da vida.
Entre adolescentes, 3 em cada 10 enfrentam algum transtorno mental comum.
O sofrimento psíquico é um problema de saúde pública transversal, que impacta o SUS, a saúde suplementar, o trabalho e as famílias.
🏥 No SUS, os CAPS e as RAPS ainda enfrentam carência de equipes e desigualdade de acesso.
🏢 Na saúde suplementar, os transtornos mentais estão entre os principais motivos de afastamento e internações, segundo a ANS e o IESS, elevando a sinistralidade das operadoras.
💊 O uso prolongado de terapias e psicotrópicos aumenta o custo assistencial quando não há manejo multiprofissional e regulação adequada.
📊 Segundo o Mapa Assistencial da ANS (2024), os transtornos mentais estão entre os 10 maiores grupos de doenças em volume de atendimentos, tanto em internações quanto em consultas especializadas.
A Auditoria Médica orientada por critérios clínicos e regulatórios bem definidos, é ferramenta estratégica de prevenção e cuidado, visando o melhor desfecho para o paciente e a família, garantindo acesso com acompanhamento continuado, gestão de internações repetidas, evitando abandonos de tratamento, objetivando a funcionalidade e a reinserção social sempre desta população.
📚 Fontes: OMS — who.int/mental-health | ANS — gov.br/ans | IESS — iess.org.br
hashtag#SaúdeMental hashtag#DiaMundialDaSaúdeMental hashtag#AuditoriaMédica hashtag#GestãoEmSaúde hashtag#SaúdeSuplementar hashtag#SUS hashtag#Prevenção hashtag#Regulação hashtag#CuidadoIntegral hashtag#SBAM hashtag#SaúdeEmFoco hashtag#EquilíbrioEmocional
10 de outubro - Dia Mundial da Saúde mental
A OMS estima que 1 em cada 8 pessoas no mundo vive com algum transtorno mental — somando mais de 970 milhões indivíduos.
SBAM | 10 Oct 2025

© 2025 - SBAM - Desenvolvido por Revolution Tech e Cazoolo