A ANS abriu oficialmente a Consulta Pública nº 160, publicada em 11 de agosto de 2025 e com prazo até o dia 1º de setembro de 2025 . Nessa etapa regulatória, a sociedade está convidada a opinar sobre a possível incorporação de três tecnologias ao Rol de Procedimentos da Saúde Suplementar:
1. Implante de válvula aórtica transcateter (TAVI) para estenose valvar aórtica grave, como primeira linha de tratamento em pacientes com baixo risco cirúrgico.
2. Dupilumabe como terapia adjuvante em adultos com DPOC com inflamação tipo 2, mesmo em uso de tratamento triplo inalatória.
3. Radioterapia de intensidade modulada (IMRT) para tratamento de tumores retais em adultos .
Destaca-se que as duas primeiras tecnologias tiveram recomendação preliminar desfavorável pela área técnica da ANS e serão discutidas também em audiência pública, agendada para 28 de agosto de 2025 .
Para o auditor médico e os gestores em saúde, essa consulta pública é uma oportunidade estratégica de influenciar, com base clínica e evidência científica, as diretrizes que irão reger a elegibilidade assistencial. A ANS reformulou os formulários de contribuição (disponíveis no site), permitindo que os participantes indiquem se concordam, discordam ou têm posicionamento misto em relação às propostas .
A participação técnica, sobretudo de auditores, médicos e entidades científicas como a SBAM, é essencial para garantir que o processo de atualização do Rol permaneça rigoroso, transparente e tecnicamente fundamentado, refletindo avanços assistenciais reais e segurança para o paciente.
Fontes:
• ANS – Consulta Pública nº 160/2025 (publicada em 11/08; disponível entre 13/08 e 01/09)  
• ANS – Detalhes sobre as três tecnologias em consulta e audiência pública 
• ANS – Reformulação dos formulários de participação social 
#AuditoriaMédica #ConsultaPúblicaANS #RolDeProcedimentos #GestãoEmSaúde #SaúdeSuplementar #SBAM2025 #AtualizaçãoDoRol #IMRT #DPOC #TAVI #DecisõesBaseadasEmEvidências #ParticipaçãoSocial #AuditoriaComValor #Medicina #ANS #TransparênciaRegulatória #SaúdeComQualidade #SegurançaDoPaciente #PolíticaDeSaúde #LinkedInMedicina #JBAS