Tabela TUSS e a padronização na saúde suplementar

SBAM | 18 Feb 2022

✅Por que é tão importante?

Visando padronizar as denominações dos procedimentos e desenvolver uma codificação clínica comum, a ANS criou a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), que passou a ser obrigatória em 2010.

A tabela TUSS padroniza os códigos e as nomenclaturas dos procedimentos médicos, em total sintonia com as informações trafegadas na Saúde Suplementar, determinadas pela TISS.

A TUSS tem como base a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), com todas as descrições nos processos de faturamento das operadoras devendo ser realizadas obrigatoriamente sob esse formato.

A Associação Médica Brasileira (AMB), responsável pela CBHPM, é a organização incumbida pelo trato com as terminologias, bem como a indicação de novas inclusões

É importante destacar que a TUSS não é uma tabela de preços, mas sim um referencial terminológico.

O fato de haver um código TUSS não significa que o procedimento está coberto pela Saúde Suplementar, é preciso que a ANS disponibilize a relação dos procedimentos cobertos e seus respectivos códigos no seu site oficial.

Vale lembrar que os itens que compõem o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde estão presentes na TUSS, mas nem todos os procedimentos relacionados na TUSS integram o Rol.

O auditor precisa, além de sólido conhecimento técnico e ético, conhecer as estruturas administrativas e operacionais que regem o segmento da Saúde Suplementar.

✍🏼Fonte: ANS
.
.
.
#sbam #auditoriamedica #vaidarcerto #auditoria #medicina #medico #auditormedico #auditoriaequalidade #auditoriaemsaude #gestaohospitalar #consultoriamedica #medicoauditor #gestaoemsaude #associe

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.