Janeiro Roxo - Dia Nacional de combate e prevenção da hanseníase

SBAM | 31 Jan 2023

✅ A hanseníase foi o foco do Janeiro Roxo e marcou o último domingo do mês, 29 de Janeiro, como o dia Mundial de combate à hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

Trata-se de uma doença de notificação compulsória, cujo tratamento é realizado através do SUS, nas Unidades Básicas de Saúde.

Conforme trata a Resolução Normativa nº 480, 10 de fevereiro de 2022 altera a RN nº 465, de 24 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar, para regulamentar a cobertura obrigatória e a utilização dos procedimentos "Mycobacterium leprae (Bacilo de Hansen), detecção de resistência a antibióticos por PCR"; "Mycobacterium leprae (Bacilo de Hansen), IgM, anticorpos (teste rápido)"; e "Mycobacterium leprae (Bacilo de Hansen), Pesquisa PCR em tempo real", em cumprimento ao disposto no parágrafo 8º da do art. 10 da Lei nº 9656/1998, incluído pela Medida Provisória nº 1067/2021.

⚠️ A RN nº 480 já está em vigor desde 02/07/2022.

Auditor Médico precisa estar sempre atualizado com as novas incorporações e conhecer os protocolos clínicos e terapêuticas que norteiam as patologias atendidas

Fonte: MS/ANS

✍🏼Acesse nosso site: www.sbam.org.br
.
.
.
#auditoriamedica #auditoria #medicina #auditormedico #auditoriaequalidade #auditoriaemsaude #gestaohospitalar #consultoriamedica #sbam2022 #gestaoemsaude #saudesuplementar

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.