Você sabe qual o papel do médico auditor na gestão e sustentabilidade do sistema de saúde?

SBAM | 02 Jul 2022

✅ A atuação do profissional de Auditoria em Saúde evoluiu nos últimos anos, não sendo mais meramente operacional, contador de itens de contas médicas e hospitalares, para uma função cada vez mais analítica, estratégica e desafiadora. A promoção  da melhor assistência à saúde com custos viáveis é o objetivo principal da auditoria,  garantindo a viabilidade financeira dos serviços e dos sistemas de saúde.

A auditoria é um instrumento de qualificação técnica da gestão que visa fortalecer o Sistema de Saúde, por meio de recomendações e orientações ao auditado, com vista à garantia do acesso e à qualidade da atenção à saúde oferecida aos cidadãos.

Finalidades da auditoria dos Sistemas de Saúde:

🔹Aferir a observância dos padrões estabelecidos de qualidade, quantidade, custos e gastos da atenção à saúde;
🔹Avaliar os elementos componentes dos processos da instituição, serviço ou sistema auditado, objetivando a melhoria dos procedimentos por meio da detecção de desvios dos padrões estabelecidos;
🔹Conferir a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados à população;
🔹Produzir informações para subsidiar o planejamento das ações que contribuam para o aperfeiçoamento do Sistemas de Saúde.

A Auditoria Médica é instrumento de cidadania que viabiliza a assistência médica de qualidade, a um valor justo, baseada na melhor evidência disponível na Medicina e caracteriza-se como Ato Médico, por exigir conhecimento técnico, pleno e integrado da profissão.

“Quem tem medo da auditoria não sabe para o que ela serve, sabe pouco sobre como fazê-la, tem pouco interesse em qualidade.”

Fontes:
1️⃣ Parecer nº 2844/2021 CRM-PR Assunto: reconhecimento da auditoria médica como especialidade. Aprovado e Homologado na Sessão Plenária no 5473, de 22/03/2021
2️⃣ Fronteiras da Auditoria em Saúde. São Paulo: RTM, 2009, vol II
3️⃣ DENASUS
.
.
.
#sbam #auditoriamedica #vaidarcerto #auditoria #medicina #medico #auditormedico #auditoriaequalidade #auditoriaemsaude #gestaohospitalar #consultoriamedica #medicoauditor #gestaoemsaude #associe

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.