Importância da auditoria médica para a qualidade da assistência à saúde - Dra. Aracelli Tavares Freire

Dra. Dra. Aracelli Tavares Freire (CRM/SC 19565) | 21 Feb 2024

Importância da auditoria médica para a qualidade da assistência à saúde

Dra. Aracelli Tavares Freire - CRM/SC 19565

 

A saúde é o bem mais precioso que merece cuidados de alta qualidade! 🌟 A Auditoria Médica desempenha um papel crucial, assegurando que os serviços de saúde atendam aos mais altos padrões. Vamos explorar juntos a importância desse processo para o bem-estar de todos! 👩‍⚕️👨‍⚕️🔍 #AuditoriaMédica #QualidadeNaSaúde #CuidandoComExcelência

Nos últimos anos, a auditoria em instituições de saúde tem se tornado cada vez mais relevante e consolidada. Ao analisar os procedimentos e protocolos médicos, a auditoria identifica áreas de melhoria. Isso contribui para a otimização dos processos, reduzindo falhas e garantindo uma prestação de cuidados mais eficiente.

Por isso, os auditores na área da saúde ganham cada vez mais relevância. A auditoria médica fornece informações valiosas para profissionais de saúde e gestores, auxiliando na tomada de decisões informadas. Isso resulta em abordagens mais eficazes e personalizadas no tratamento de pacientes. O trabalho de auditoria, portanto, acumula também o papel de intermediar uma parte do contato formal entre a operadora de plano de saúde e o profissional.

O foco é assegurar que a instituição tenha equilíbrio nas finanças, corresponda aos padrões e normas exigidas, esteja alinhada às metas organizacionais e ofereça os padrões necessários de qualidade e segurança nas etapas de atenção à saúde dos pacientes. 

A auditoria médica promove a transparência ao destacar práticas excepcionais e corrigir eventuais desvios, construindo uma relação sólida entre pacientes, profissionais de saúde e instituições. Não lhe compete apenas indicar os problemas e as falhas, mas também apontar sugestões e soluções, assumindo, dessa maneira, um caráter educador.

Quando pensamos em qualidade no SUS, lembramos do AudSus, sistema de Auditoria do SUS, é uma ferramenta poderosa que contribui para a eficiência e aprimoramento contínuo dos serviços de saúde. 🔄💻 Seu papel vai além da fiscalização, envolvendo também a identificação de oportunidades de melhorias e o fortalecimento das práticas clínicas.

No livro "Fronteiras da Auditoria em Saúde", o prefácio destaca a importância de aprimorar processos e garantir que cada paciente receba a atenção necessária. A auditoria, quando bem aplicada, é um instrumento valioso para assegurar a qualidade nos serviços e a adequada utilização dos recursos.

Ao reconhecer e apoiar a importância da Auditoria Médica, contribuímos para um sistema de saúde mais robusto e eficiente. Vamos juntos fortalecer a base que sustenta o bem-estar de toda a comunidade! 🌐💪 

 

#AuditoriaMédica #CuidadosDeQualidade #SaúdeParaTodos

 

Referências Bibliográficas:

  • 1. Silva, J. A., & Souza, M. A. (2019). Auditoria em saúde: conceitos e práticas. Editora Guanabara Koogan.
  • 2. American Medical Association. (2018). Guidelines for Conducting an Internal Medical Audit. 
  • 3. Farias, A. B., & Mendes, I. A. (2020). A importância da auditoria em enfermagem na gestão da qualidade assistencial. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(5), e20190073.
  • 4. World Health Organization. (2015). Quality of care: a process for making strategic choices in health systems.
  • 5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Auditoria do SUS. (2017). Manual de auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Editora do Ministério da Saúde.
  • 6. Figueira MGC et al. 2009. Fronteiras da Auditoria em Saúde. Editora: Farol norte.

Assine nossa newsletter para receber novidades!

 
N@o pr3encha este c@mp0
Esse formulário é protegido pelo reCAPTCHA e as políticas de privacidade e termos de serviço do Google se aplicam.